CUIDANDO DA FAMÍLIA, EDIFICANDO A PRÓXIMA GERAÇÃO

CUIDANDO DA FAMÍLIA, EDIFICANDO A PRÓXIMA GERAÇÃO

       Sua casa é mais do que um lugar confortável que você construiu para viver com sua família. Ela é a primeira escola de seus filhos. E, para eles, vocês, pai e mãe, são os melhores professores, amigos e discipuladores que eles terão na fase mais importante de suas vidas. Quando sua personalidade será construída, seus valores definidos e seu caráter formado.

        Ninguém é mais importante para eles que o pai e a mãe que Deus lhes deu. Não importa se eles irão morar num palácio ou numa casa simples, sua presença para eles é o suficiente. O cheiro da mãe e a voz do pai são as riquezas que eles mais desejam ter. Com a ajuda de vocês, eles descobrirão o valor que têm e se tornarão adultos seguros e capazes, para vencerem os maiores desafios.

        Infelizmente, a maioria de nós não consegue calcular a grandeza do privilégio de ser pai. Helio Fraga¹, jornalista em Belo Horizonte, depois de perder seu filho de doze anos, vítima de tumor cerebral (meduloblastoma), escreveu a crônica: “Declaração de bens”, onde ele relata sua história dramática:

“Eu trocaria - explodindo de felicidade - todas as linhas da declaração de bens por uma única linha que eu tive de retirar, do outro lado da folha: o nome do meu filho na relação dos dependentes. E como me doeu retirar essa linha na declaração de 1983, ano base de 82’’.

        Dura realidade. Nenhum de nós está livre de passar por flagelos assim – que Deus nos livre! Vivemos ameaçados pela violência urbana, andamos em estado de alerta com a diversidade de doenças da atualidade e nos preocupamos com o crescimento do tráfico de drogas em todos os seguimentos da sociedade. 

        Somos pais e nos foi dada a responsabilidade intransferível de garantir o crescimento físico de nossos filhos. Somos cobrados pela sociedade a respeito da conduta e formação profissional e moral de nossas crias. Apesar disso, precisamos ser os mais interessados em conduzi-los por uma jornada de sucesso, sabendo que um dia iremos prestar contas, diante de Deus, de sua formação integral. Felizmente, não precisamos, para isso, desbravar o caminho rumo ao desconhecido e ao incerto, pois Deus escreveu um plano maravilhoso para eles e nos elegeu para sermos os tutores que os conduzirão por essa estrada plana e sinalizada. Ele disse:

        Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te. Também as atarás como sinal na tua mão, e te serão por frontal entre os olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa e nas tuas portas (Deuteronômio 6.6-9).

        Neste novo ano queremos desafiar os pais a se aproximarem mais de seus filhos. Queremos ajudá-los a redescobrirem o papel de pai – pastor, pai-amigo, pai-mentor, pai-discipulador. A finalidade é construir  uma cerca de amor em torno daquilo que é mais valioso, para nós – nossos filhos. O nosso maior desejo é cuidar de nossa família e formar a próxima geração.

        Desejamos a todas as famílias da Comunidade Batista da Paz um novo ano especial e cheio de muitas realizações e conquistas. Que Deus nos abençoe ricamente. Feliz 2015!

Prs Marcos e Luciene Nascimento

 


¹Fonte:http://www.velhosamigos.com.br/colaboradores/diversos/heliofraga.html - consultado em 12/12/14 às 12:00h.

Tags